quinta-feira, fevereiro 15, 2007

#14 - Esse mundo é um hospício (Arsenic and old lace), de Frank Capra


Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a uma grande amiga, Mônica, que me emprestou este filme - um de seus favoritos.

Em segundo lugar, gostaria de dizer que quem deveria estar no hospício é o miserável que deu o título em português para este clássico. Francamente. O filme até fala de loucura e tem um sanatório lá no meio da história. Mas você alugaria um filme com esse nome se não soubesse que ele é estrelado por Cary Grant, dirigido por Frank Capra, adaptado de uma peça de teatro de grande sucesso e diversão do início ao fim?

Tratando-se de uma história construída para os palcos italianos, seria fácil fazer com que o roteiro caísse na monotonia. Aí entra a mão certeira e talentosa de Capra, que faz com que a ação cênica case perfeitamente com o cenário simples, dando ritmo ao filme e prendendo a atenção do espectador até o último segundo. As atuações estão espetaculares, com destaque a Cary Grant que, impressionantemente, considerava este um de seus piores trabalhos. Para não perder a piada: isso sim é maluco!

Nem vou contar do que se trata a narrativa, pois foi assim que este DVD chegou a minha mão. E foi uma experiência cinematográfica deliciosa.

Nenhum comentário: