terça-feira, janeiro 09, 2007

#5 - Missionários, de Cleisson Vidal e Andréa Prates


Uma amiga minha, que tem um trabalho voltado à "re"-socialização de penitenciários, me emprestou este documentário. Ele mostra desde a gênese até os diversos caminhos percorridos por uma banda de rock composta por quatro condenados, três deles por latrocínio (na foto, apenas os dois do meio fazem parte do grupo). Fãs de Legião Urbana, foi atrás das celas que eles aprenderam a tocar instrumentos, a compor e a mostrar que a liberdade, aquela que tanto falam em canções, está dentro de cada um.

Muito bom. Muito bom mesmo! Só o rock... Ceticismo de lado: é cafona, mas fecho com Paul Stanley & cia.

"God gave rock and roll to you, gave rock and roll to you
Gave rock and roll to everyone
God gave rock and roll to you, gave rock and roll to you
Put it in the soul of everyone"

PS: Quem estiver interessado em assistir ao documentário, me avise!

2 comentários:

Andrea disse...

Puxa!
Achei esse blog meio que por acaso. Vi que esta postagem já é antiga, e infelizmente não vi a tempo de trocarmos algumas idéias sobre o filme. De qualquer forma, é sempre bom saber que as pessoas continuam assistindo e gostando.
Obrigada pelas tuas impressões sobre "Missionários".
Grande beijo,
Andrea Prates

Vulgo Dudu disse...

Andrea, obrigado pela visita.

Gostei muito do seu trabalho. O doc é realmente muito interessante! O uso da música como recurso narrativo ficou excelente e nota-se que vocês estavam seguros sobre o que filmaram.

O que mais gostei é que não há aquele ranço penal-judiciário comum nas produções que têm como cenário a vida carcerária. As barras estão ali, mas fala-se em liberdade o tempo todo.

Recomendo, sempre.

Parabéns! Bjs.